carta empresarial
Profª Cilene Genofre
Sala: 13 F – 1º tempo
Alunos:
Carta Comercial
I Definição
De acordo com Pacola (2005, p. 123),a carta comercial tem por finalidade documentar posições, negócios, condições,ocorrências etc. de uma empresa; também promove a imagem e consolida a relação entre empresas ou pessoas. Através dela vários assuntos podem ser tratados: pedidos de emprego, envio ou recebimento de documentos ou mercadorias, reclamações de remessa não correspondente à solicitação feita,oferecimento de mercadorias, cobrança de prestações e comunicações gerais de uma organização.
A carta comercial, também chamada de correspondência técnica, é um documento escrito, trocado por empresas entre si ou com seus clientes e vice-versa, visando iniciar, manter ou encerrar transações.
II Aspectos linguísticos
As cartas comerciais devem ser redigidas com o precisão, clareza e objetivo, sem a utilização de palavras plurissignificativas, proferida com base no padrão formal ou informal da lingua – variando de acordo com a informação a que está relacionada - . Os pronomes de tratamento indireto devem ser utilizados com verbo na 3ª formal da língua - pessoa do singular ou do plural, embora formalmente tais pronomes sejam da segunda pessoa.
Ex¹ : Vossa (Senhoria , Excelencia , Eminência etc. ) - Quando nos dirigimos à pessoa a quem falamos.
Ex²: Sua ( Senhoria, Excelência etc.) - Ao falar de terceiros, de pessoa de quem falamos.
III Organização textual
A descrição objetiva é a que aparece nos textos denotativos e técnicos, como os empresarias e administrativos, por exemplo. O vocábulo neste tipo de descrição será sempre preciso, com detalhes exatos e a linguagem sóbria.Seu objetivo é esclarecer, informar, comunicar e mais do que isso, convencer pelos fatos que imprime.
IV Elementos estruturais específicos
Cabeçalho ou timbre: com todos os elementos que identifiquem a firma. Hoje, o cabeçalho já vem impresso e há casos em que