CARTA DE INTEN O
Ao Programa de Educação pelo trabalho para a Saúde,
Eu, Larissa Beatriz Ferreira de Paiva, graduanda do 4º semestre do curso de Enfermagem e candidata a uma das vagas de bolsista do Pet- Saúde da Mulher coloco abaixo alguns dos motivos pelos quais sinto-me apta a preencher a vaga enquanto acadêmica do curso.
Se na Política Nacional de Atenção Integral à saúde da Mulher está explícito que as mulheres são a maioria da população brasileira e são as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) faz-se necessário desenvolver atividades articulando os centros formadores de Graduação com os serviços de saúde nos diversos níveis da atenção com participação social nesse processo de articulação ensino-serviço-comunidade.
Acredito que o SUS necessita de profissionais conscientes e motivados para executarem atividades de excelência à sociedade, como visa o PRO-Saúde e PET-Saúde prestar serviços à população para abordagem integral do processo saúde-doença, tendo como eixo central a integração entre ensino-serviço-comunidade que insere os estudantes no cenário real (Rede SUS).
Minha intenção é desenvolver atividades de pesquisa e atuação ligadas à Saúde da mulher, desta forma minha proponho pesquisar sobre os três seguintes temas, com mais entusiasmo sobre o primeiro, visto que sinto carência na população citada: 1- Assistência ao pré-natal na Zona Rural de Feira de Santana; 2- Catalogação de preventivos realizados pela Rede SUS em Feira de Santana; 3- Parto domiciliar assistido na cidade de Feira de Santana, pois vejo que mesmo com programas de incentivo ao pré-natal e ao exame preventivo na cidade, o índice de mulheres da zona rural de Feira de Santana que fazem pré-natal e exame preventivo é menor do que as mulheres da zona urbana da mesma cidade.
Diante do que está sendo feito pelo SUS e para a Saúde da mulher, noto que é preciso fazer muito mais pelas mulheres. Para que todas, sem distinção de crença, etnia, orientação sexual, raça, idade,