APARELHOS EXTINTORES
Os Aparelhos Extintores são os vasilhames, fabricados com dispositivos que possibilitam a aplicação do Agente Extintor sobre os focos de incêndio. Normalmente, recebem o nome do Agente que neles contém, destinam-se ao combate imediato de pequenos focos, pois acondicionam pouco volume de Agente Extintor para manterem a condição de fácil transporte. São de grande utilidade, desde que, manejados adequadamente e no momento certo.
O êxito de seu emprego depende dos seguintes fatores: a - distribuição apropriada dos aparelhos pela área a proteger; b - manutenção adequada e eficiente; c - pessoal habilitado a manejar os aparelhos na extinção de incêndios;
Quanto ao tamanho os extintores podem ser: a - portáteis b - sobre-rodas (carretas)
Quanto ao sistema de funcionamento: a - pressurizados ( pressão interna ) b - pressurizáveis ( pressão injetada )
São equipamentos que, contendo uma limitada quantidade de determinado Agente Extintor, não devem ser considerados como infalíveis e, como tal, capazes de realizar milagres. Desde que fabricados e mantidos de acordo com as normas técnicas brasileiras, distribuídos racionalmente e operados tecnicamente, funcionam satisfatoriamente.
Agua Pressurizada.
manometro
• É o agente extintor indicado para incêndios de classe A.
• Age por resfriamento e/ou abafamento.
• Pode ser aplicado na forma de jato compacto, chuveiro e neblina. Para os dois primeiros casos, a ação é por resfriamento. Na forma de neblina, sua ação é de resfriamento e abafamento.
ATENÇÃO:
Nunca use água em fogo das classes C e D.
Nunca use jato direto na classe B.
Sobre o Produto
Indicado para incêndios de classe A (Combustíveis Sólidos: papel, madeira, plástico, etc.), o extintor de água pressurizada age por resfriamento, não devendo ser utilizado em equipamentos elétricos energizados (classe C) e líquidos inflamáveis (classe B).
Capacidades nominais:
10 litros. Este tipo de extintor tem como forma de combater o fogo, o método de