Carta comercial
1) Conceito e objetivo do documento
Carta comercial é a correspondência tradicionalmente utilizada pela indústria e comércio.
Seu objetivo é trocar informações entre os membros empresariais por meio de um padrão textual formal e conciso.
2) Aspectos lingüísticos
A linguagem deve ser clara, simples, correta e objetiva.
Pois o texto além de ser claro, deve ser objetivo, como forma de evitar múltiplas interpretações, o que prejudica os comunicados e negócios.
Deve causar boa impressão, sendo ser conciso e objetivo. E usar sempre a impessoalidade, não usando a subjetividade e o sentimentalismo.
3) Organização textual 1º) O papel deve ter o timbre e/ou cabeçalho, com as informações necessárias (nome, endereço, logotipo da empresa). Normalmente, já vem impresso. 2º) O nome da localidade e data à esquerda e abaixo do timbre. 3º) Escrever o nome e o endereço do destinatário à esquerda e abaixo da localidade e data. 4º) Colocar um vocativo impessoal: Prezado(s) Senhor (Senhores), Caro cliente, Senhor diretor, Senhor Gerente, etc. 5º) Iniciar o texto fazendo referência ao assunto, tais como: “Com relação a...”, “Em atenção à carta enviada.”, “Em atenção ao anúncio publicado...”, “Atendendo à solicitação...”, “Em cumprimento a...”, “Com relação ao pedido...”, “Solicito que...”, “Confirmamos o recebimento”, dentre outras. 6º) Expor o texto de forma clara e objetiva. Podendo-se fazer abreviações do pronome de tratamento ao referir-se ao destinatário: V.Sª.; V. Ex.; Exmo.; Sr.; etc. 7º) O fecho da carta é o encerramento da mesma. Despedir em tom amigável usando: Cordialmente, Atenciosamente, Respeitosamente, Com elevado apreço, Saudações cordiais, entre outras.
4) Elementos estruturais específicos
Número, data, assinatura e logomarca.
A data deve ser encarada de forma