carta argumentativa
Sr. Luiz Werneck Viannna,
Hoje, baseado em pesquisas, contabilizo que o Brasil apresente um número superior a 30 partidos políticos. É claro que nem todos apresentam uma sigla como tamanha expressividade eleitoral, porém mesmo aqueles que são de pequena ou até nula expressão no país possuem alguma importância no desenvolvimento da nação.
Sr. Vianna, o Brasil, dentre diversos aspectos, sofreu períodos de colonização e intensos fluxos migratórios o que resultou em uma exacerbada diversidade cultural, e consequentemente uma sociedade com ideias distintas. Devido a essa população tão heterogênea é que se justifica o grande número de partidos políticos presentes no país. Cada partido tem como objetivo se adequar a uma ideia, visando representar um grupo social.
Se analisado por esse aspecto, não é de se assustar com o número crescente de partidos já que em comparação com a grande diversidade social do país esse número é insignificante.
É fato, Sr. Vianna que é preciso ter “filtros” para a aceitação de nos partidos no meio político, pois acredito que alguns desses supervalorizam o prestígio financeiro em detrimento a real reestruturação do país.
Entretanto, isso não significa que devemos restringir a nação a apenas siglas eleitorais expressivas, essa ação será limitar a pluralidade de nossa sociedade. Além disso, acredito que a quantidade elevada de partidos políticos no país além de evitarem a centralização do poder nas mãos de poucos, o que poderia afetar de maneira significativa a democracia da nação, reforça a participação ampla e heterogênea da sociedade, permitindo que a sociedade como um todo participe de maneira ativa nas opiniões públicas.