carta argumentativa
CARTA ARGUMENTATIVA
° O que é uma carta argumentativa:
- Quais são as suas características estruturais. Quanto à estrutura, ela compõe-se dos seguintes elementos:
* Local e data; * Identificação do destinatário; * Vocativo – o nome da pessoa para a qual a carta é endereçada. Neste caso, o pronome de tratamento ocupa lugar de destaque, dependendo do grau de ocupação/função desempenhada.
* Corpo do texto – É a exposição do assunto em si, de forma a abordar todos os aspectos pertinentes de maneira clara, sucinta e precisa.
* Expressão de despedida – Tal procedimento pode variar em se tratado do grau de intimidade entre os interlocutores, podendo ser mais formal ou denotando certa informalidade. * Assinatura do remetente.
- Qual é a sua finalidade. A carta argumentativa é um texto que, como a própria nomenclatura revela, pauta-se por persuadir o interlocutor por meio dos argumentos por ela atribuídos. A intencionalidade discursiva é retratada por uma reclamação e/ou solicitação por parte do emissor no sentido de convencer o destinatário de forma específica (geralmente na pessoa de uma autoridade ou alguém com poder de decisão) a fim de que o mesmo possa atender à solicitação ora realizada.
- Em que contextos a carta argumentativa circula e qual é o perfil de seus leitores. Atualmente existe e-mail, facebook e tantos outros que possibilitam a comunicação em tempo real. Entretanto, a carta argumentativa ainda continua sendo um veículo de comunicação muito importante e muito requisitado nos concursos e provas de vestibulares. Como a situação comunicativa é totalmente voltada para o instinto persuasivo, e mais, como é algo reivindicativo, esse destinatário pode ser alguém ilustre no meio social ou uma pessoa comum.
- De que modo o perfil do interlocutor influencia a seleção dos argumentos. O que irá determinar o grau de formalismo é exatamente o nível de intimidade