Carta Argumentativa
Senhor Ministro,
Venho por meio dessa carta solicitar um pedido, não apenas para mim , mas para população em geral. A situação dos nossos serviços de saneamento basíco e bla bla bla bla bla (aí você faz as linhas solicitadas). Sendo assim peço assim que possível que o senhor cumpra com a lei assim mencionada . Atenciosamente, PHSL.
Segue abaixo o modelo de uma carta da internet. A carta não tem necessidade de ser desse tamanho, mas você precisa respeitar a quantidade de linhas solicitadas tanto pra fazer o cabeçalho, o vocativo e a despedida, tanto pra escrever a carta de forma clara mais objetiva (:
Carta Argumentativa
Atualmente, alguns vestibulares optam por trazer como prova de redação a elaboração de uma carta argumentativa. Então o estudante deverá elaborar uma carta que tenha “tese” (o assunto propriamente dito), argumentação (o conjunto de ideias ou fatos que constituem os argumentos que levam ao convencimento ou à conclusão de algo) e conclusão.
Separamos algumas dicas para que entenda de uma vez por todas a estrutura básica de uma Carta Argumentativa e também um exemplo.
Estrutura básica de uma Carta Argumentativa:
Cabeçalho: na margem do parágrafo, colocam-se a cidade e a data;
Vocativo: também na margem do parágrafo, define-se o grau de formalidade entre locutor e interlocutor do texto. Há a saudação e o tratamento dispensados ao interlocutor (Prezado Senhor…, Caro Presidente…, Ilmo. Senhor… etc.). Usa-se a vírgula, normalmente.
Corpo do Texto: inicia-se na margem de parágrafo. Diferentemente do modo a que o aluno está acostumado, no corpo da carta dissertativa há o espaço da argumentação: não basta a estrutura, é preciso defender a tese, atender à proposta, selecionando os argumentos, sem esquecer que há uma situação de interlocução (nesse caso, há a