Carta aberta para A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana
Nesses últimos anos a quantidade de transportes de carros e motos aumentou excepcionalmente, porém transportes públicos e bicicletas não conseguiram acompanhar esse crescimento, o que resultou em problemas de trânsito e ambientais.
Uma das conseqüências do aumento dos transportes privados e diminuição dos transportes públicos resultaram no aumento do trânsito, isso porque mesmo com os ônibus e trens conseguindo portar mais passageiros, as pessoas preferem optar pelo carro, pois além de proporcionar mais conforto, também esta relacionada ao status social. Ou seja, algumas pessoas compram o carro, não apenas pela necessidade, mas também para mostrar seu poder econômico.
Outro problema derivado do crescimento do transporte privado é o aumento da poluição, pois os carros e motos emitem muito gás carbônico, uma possível solução seria a incrementação de transportes não motorizados, tais como bicicletas, skates, patins entre outros, o incentivo desse tipo de transportes pode ser notado em alguns países desenvolvidos, tais como a França e Holanda por exemplo. A utilização deles, além de não emitirem o monóxido de carbono, também são viáveis em questões de mobilidade urbana e método de exercícios.
Para que haja um melhoramento no trânsito de Salvador é necessário que se invista em transportes públicos, tanto em qualidade quanto em quantidade, sendo o metrô e o trem os meios mais viáveis, pois transportam um grande número de pessoas e não poluem o meio ambiente. Além de criar eventos de ciclismo e pista especiais para transportes não motorizados que funcionem todos os dias da semana.
KLNM
Salvador, 19 de Maio de 2014.