Carsharing
Fonte: www.Zazcar.com.br
O Carsharing está cada vez crescendo e se tornando mais popular no mundo todo, por isso você já deve ter ouvido falar no tal "compartilhamento de carros. Mas aqui está uma lista de 10 coisas que provavelmente você não sabe sobre ele.
#1 – Famílias adeptas ao carsharing usam, em média, 3,7 vezes menos o carro do que famílias que possuem um.
MAS COMO? Elas utilizam o carro SOMENTE quando é necessário e passam então a utilizar transporte público, caminhar e pedalar mais.
#2 – Um carro compartilhado pode tirar até 13 carros das ruas.
MAS COMO? As pessoas nem sempre precisam utilizar um carro no mesmo horário que outras, mas acabam estagnadas no mesmo trânsito exatamente porque tem carros demais.
O que nos leva ao...
#3 – Diminui o número de acidentes de trânsito.
MAS COMO? Diminuindo o número de automóveis, as chances de acidentes também diminuem.
#4 – Para manter um carro próprio é gasto por ano, em média, 1/3 do seu valor. Em 3 anos você terá gastado o suficiente para comprar outro carro.
MAS COMO? Manter um carro inclui gastos como seguro, combustível, manutenção, impostos, estacionamentos e possíveis multas ou reparos. Além, claro, da depreciação.
#5 – No Brasil, cerca de 80% dos carros viajam menos de 60 minutos por dia.
MAS COMO? Muitos brasileiros utilizam o carro apenas como locomoção para ir ao trabalho ou compromissos rotineiros, o que faz o veículo ficar estacionado o resto do dia.
#6 – A população urbana quase dobrará até 2050.
MAS COMO? As pessoas sentem cada vez mais necessidade de estarem nas cidades, onde as condições de vida são melhores e práticas. Mas isso afeta diretamente a questão da mobilidade urbana.
#7 – Utilizando até 12mil km por ano, gasta-se menos dinheiro compartilhando carros do que possuindo um.
MAS COMO? Isso porque TER um carro envolve muitas taxas fixas (altas) o que pode não compensar, caso não use tanto o carro.
#8 - Carros de