“Swatchmobile: é a hora certa para carros pequenos?”
“Swatchmobile: É a hora certa para carros pequenos?”
Título
Estudo de caso II
Objetivo
Apresentar, neste trabalho, o produto núcleo da Micro Compact Car –MCC, o pequeno Smart Car e identificar sua classificação junto ao consumidor. Mostrar tomadas de decisões sobre o produto Smart Car. Recomendar dicas de markting à MCC e de cuidados ao se lançar no mercado americanos dos Estados Unidos.
Justificativa
Com o trânsito dos grandes centros cada vez mais caótico, o mercado dos carros compactos não pára de crescer e até mesmo as marcas mais conservadoras se rendem. Prova disso é o MCC Smart, carrinho de apenas 2,5 metros de comprimento e 1,45 metro de largura, feito em conjunto pela Mercedes e pela SMH -- fabricante dos relógios suíços Swatch -- e que chegou em outubro de 1998 ao mercado europeu, um ano após sua apresentação no Salão de Frankfurt.
Introdução
Mercedes e Swatch fundaram em 1994 a MCC (Micro Compact Car) especialmente para produzir o Smart, nome que além de esperto, em inglês, significa Swatch Mercedes Art. Seu design, de tirar a atenção, deve agradar principalmente aos jovens. A carroceria é bicolor, e apesar de detalhes metálicos, construída toda em plástico. A profusão de cores também se aplica ao interior. Todas as partes da carroceria e dos revestimentos internos podem ser substituídas em poucas horas, a gosto do freguês e a um custo reduzido -- cerca de US$ 850 para os painéis externos.
Desenvolvimento
O interior do Smart é bem interessante. São tantas inovações estilísticas que descobrir todas elas requer tempo. Mas os destaques ficam por conta dos revestimentos coloridos e dos instrumentos com algumas funções analógicas e outras digitais. Conta-giros e relógio ficam no centro do painel e são assinados pela Swatch. Os demais instrumentos ficam em uma meia-lua em frente ao motorista. Outro detalhe interessante é que a ignição fica atrás da alavanca do câmbio. Assim como as portas,