carros renováveis
Aluno: Alexandre
Serie/Turma: 3*H Profa: Ingrid
C 30
VOLVO
Taguatinga, 25 de julho de 2014
Introdução
Neste trabalho iremos falar sobre os novos carros que estão sendo lançados no mercado, os chamados “carros renováveis” que não poluem o meio ambiente e são uma forte oportunidade para substituição dos atuais veículos movidos por motores a combustão, tanto que os países desenvolvidos apostam nessa tecnologia e desenvolvem projetos e pesquisas.
Os carros movidos a energia elétrica é uma forma de obter eficiência energética maior e também redução da poluição atmosférica e sonora, sendo assim uma tecnologia em prol da economia e sustentabilidade.
VOLVO – C 30
A Volvo irá levar ao maior evento automotivo dos Estados Unidos a versão elétrica do seu hatchback médio C30. O carro é uma versão pronta para as ruas do protótipo apresentado em setembro de 2009, no Salão de Frankfurt. De acordo com a marca, a conversão do modelo à energia elétrica, não implicou em alterações de sua utilidade.
Foi mantido o espaço para quatro passageiros e bagagem graças ao esquema de montagem do conjunto de baterias, que pesa 280 kg. As baterias de íons de lítio ficam alocadas dentro dos espaços reservados para o túnel de transmissão e do tanque de combustível, longe das zonas de deformação da carroceria.
A autonomia máxima é de 150 km, o suficiente para as necessidades de mais de 90% dos motoristas europeus, de acordo com a Volvo. O tempo de recarga total é de 8 horas em uma tomada doméstica. E o desempenho, se fica aquém do desenvolvido por um C30 convencional, não chega a decepcionar, com uma velocidade máxima limitada a 130 km/h, mas com uma aceleração de zero a 100 km/h em torno de 11 segundos. O C30 elétrico não se afasta muito em aparência de uma versão com motor a combustão interna. Afora os grafismos e