Carol
O cavalo possuiu três andaduras naturais, instintivas, que são: Passo, trote e galope. O trote e o galope são andaduras saltadas, logo exige do cavaleiro um maior desenvolvimento ginástico do corpo para se equilibrar e acompanhar o movimento do cavalo. Portanto essas andaduras só são utilizadas em praticantes em estágios mais avançados. O passo, por suas características, é a andadura básica em que executamos a grande maioria dos trabalhos de equoterapia.
- É uma andadura rolada ou marchada. Isso significa que sempre existe um ou mais membros em contato com o solo (não possui tempo de suspensão).
- É uma andadura ritmada e simétrica; quer dizer que todos os movimentos produzidos de um lado do animal, se reproduzem de forma igual e simétrica do outro lado.
- É a andadura mais lenta, em consequência as reações que ela produz são mais lenta, mais fracas resultando em menores reações para o cavaleiro, e mais duradouras permitindo uma melhor observação e análise por parte da equipe que acompanha o praticante.
- O passo produz no cavalo e transmite ao cavaleiro uma série de movimentos sequenciados e simultâneos, que tem como resultante um movimento tridimensional quer se traduz, no plano vertical, em um movimento para cima e para baixo; no plano horizontal produz um movimento para direita e para a esquerda, segundo o eixo transversal do cavalo; produz também o movimento para frente e para traz. Este movimento é completado com pequena torção da bacia do cavaleiro que é provocada pelas inflexões laterais do dorso do animal.
Por meio da ligação existente entre o assento do cavaleiro e o dorso do animal - centro de execução dos movimentos do cavalo - são transmitidos ao cérebro do cavaleiro, por meio de seu sistema nervoso e com a continuidade da sua