Carol
A Face Repulsiva: As Organizações como Instrumentos de Dominação. (...) “ Embora sejamos geralmente levados a pensar as organizações como empresas racionais buscando atingir metas que visam a satisfação do interesse de todos, existe muita evidência que sugere ser esta visão de uma ideologia do que uma realidade” (MORGAN, 2002)
NOSSAS ORGANIZAÇÕES ESTÃO MATANDO-NOS
Adulteração dos Alimentos
Poluição Ambiental
Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho
ORGANIZAÇÃO E DOMINAÇÃO “A organização tem sido associada com os processos de dominação social onde indivíduos ou grupos encontram maneiras de impor sua vontade aos outros (...) que resultam numa maioria trabalhando no interesse de uns poucos.”
Imagem (Pirâmide de Gisé) e Estádio (Copa do Mundo) “ (...) simbolizando como as vidas e o trabalho árduo de milhares de pessoas foram usados para servir e glorificar uma elite privilegiada.”
Os aspectos de dominação sob a visão de:
Max Weber: Força e Autoridade
Direito de fazer x Dever de obedecer:
1. Dominação carismática é quando o líder através de suas qualidades pessoais exerce sua liderança;
2. Dominação tradicional é quando o comando do líder é aceito por um processo de naturalização de costumes ou direitos adquiridos.
3. Dominação racional-legal é a liderança exercida através da legitimação do poder de mando.
Robert Michels: As organizações em geral acabam sobre o controle de grupos reduzidos até mesmo as com características mais democráticas. Onde a parte de uma elite tende a promover seus próprios interesses e a manutenção do poder.
Karl Marx: Dominação gerada pela busca da mais-valia e da acumulação de capital.
TEORIA ORGANIZACIONAL RADICAL: COMO AS ORGANIZAÇÕES USAM E EXPLORAM SEUS EMPREGADOS.
(...) “A firma tinha consumido 34 anos de sua vida como se fosse um pedaço de fruta e agora estava jogando o resto fora” (Morte de um caixeiro viajante – ARTHUR MILLER), ou seja, as organizações consomem e exploram seus empregados e