Carne suina com Capa
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
Alan Pereira da Silva
Ana Carolina Custodio
Carolyne Alcantara Calixto
Debora Santos
Fabio Vidal de Moura
Cadeia de Suprimentos da Carne Suína
São Paulo 2015
Cadeia de suprimentos - Carne Suína
1.INTRODUÇÃO
A carne de porco é uma das mais antigas formas de alimentação, tendo sido o animal domesticado desde cerca de 5000 AC. Acredita-se que tenha sido domesticado tanto no Oriente Próximo quanto na China. A sua natureza adaptável e dieta onívora permitiram que os humanos primários o domesticassem, muito antes que qualquer outro animal, como o gado. Era mais freqüentemente utilizado como alimento, mas também sua pele servia de abrigo, seus ossos de ferramentas e armas, e seus pelos de escovas.
A carne suína é a mais produzida e consumida no mundo, sua produção mundial é 35,8 milhões de toneladas, porém, desde o inicio dos anos oitenta, esses valores tem invertido. Segundo dados da FAO (2007) :
39% carne suína
30% carne de frango
24% carne bovina
7% outros tipos de carne
1.1 Carne suína no Brasil
O brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial de produção de carne suína, com 3,1 milhões de toneladas por ano, ficando apenas atrás de União Européia (UE), Estados Unidos (EUA) e Canadá (FAO,2007).
A região sul é a que mais consome carne suína.
1.2 Carne suína e medicina
A importância dos suínos para medicina humana é evidenciada por Roppa, citando produtos que são produzidos a partir dos suínos e usados em humanos. A grande variedade de produtos originados dos suínos e usados na medicina humana, e principalmente o uso de órgãos como pele e válvulas cardíacas para transplantes, deve ser interpretado como resultado da similaridade que há entre os organismos: humano e suíno.
1) O pâncreas dos suínos é um órgão do qual se obtém a Insulina. Esse