Carnaval x empresas
Comissão de frente:
Carnaval
É linha de frente da escola, primeiro grupo de integrantes a desfilar, sendo isto uma condição obrigatória. Funcionando como uma espécie de mestre de cerimônias do desfile dando boas vindas ao público e apresentando a escola.
Empresa
É a diretoria. É a base da empresa, funciona como a cabeça, é da diretoria que saem todas as coordenadas da empresa, desde ideias a cortes de despesas.
Alegorias e adereços:
Carnaval
O quesito alegoria trata de carros com eixo de ferro, repleto de esculturas de madeira, plástico, isopor, entre outros materiais, decorados de forma a representar os elementos do enredo. O primeiro carro alegórico do desfile é chamado de carro abre-alas, e na sua parte frontal costuma vir o nome da escola, de forma estilizada.
Empresa
É representado pela “ala” dos funcionários, fachada da empresa, ferramenta de trabalho (carros, motos, uniforme). É o cartão de visitas de uma empresa.
Evolução:
Carnaval
Evolução é um quesito onde é julgada a velocidade e a forma como os componentes da escola de samba desfilam: se estão dançando animados, girando, se movimentando, e se passam de modo compacto, próximos uns aos outros, de modo que quem estiver olhando de cima tenha a impressão de que a escola seja um corpo único, uma fila contínua.
Empresa
São os funcionários. Se eles trabalham num ritmo acelerado, a empresa produz mais, mas se eles trabalham devagar a empresa deixa de produzir mais e o rendimento cai.
Mestre-sala e porta-bandeira:
Carnaval
O mestre-sala e a porta-bandeira, no samba, são um casal que executa um determinado bailado especial e deve apresentar com graciosidade o pavilhão da escola. Em determinado momento, durante o desfile, eles param em frente à cabine dos jurados para apresentar sua dança, onde são avaliados.
Empresa
É o Gerente Geral, ele que cuida de todas as outras “alas” da empresa, é ele que passa todas as informações e coordenadas para a diretoria e para as “alas” da