Carlota Joaquina a princesa do Brasil
O Trabalho a seguir retratará o que é o laser, suas utilizações em diversas areais tais como biologia, medicina, ate mesmo nas mais comuns como nos meios de comunicações, entre outras.
O que é um laser?
Um laser é um aparelho que amplifica a luz para produzir um feixe intenso e fino de ondas, com uma cor muito pura.As fontes de luz comum são incoerentes, isto é, emitem ondas de muitos comprimentos de onda diferentes e com as mais diversas relações de fase. Mesmo quando se usa luz com quase o mesmo comprimento de onda, como a luz amarela de uma lâmpada de vapor de sódio, ainda existe uma relação variada de fase. O resultado é que os feixes luminosos desse tipo se espalham muito rapidamente e também grande parte de energia se perde por interferência destrutiva.Em 1954, os físicos desenvolveram um método para produzir ondas coerentes na região das micro-ondas. Esse dispositivo foi chamado de maser. Seis anos depois, os princípios do maser foram aplicados para a região ótica. Um maser ótico é chamado laser.
Aplicações do raio laser:
Depois que um feixe luminoso parte do laser, pode ser mais concentrado ainda, por meio de dispositivos de focalização.
A potência desses raios laser pode ser de vários milhões de watts, não sendo, portanto, de surpreender que a luz laser corte metal e que possa ser refletida da Lua como um feixe de radar. A tecnologia do laser também está sendo aplicada a comunicações a longa distância e ao processamento de dados. Você também pode encontrar o laser em leituras ópticas, nos preços dos produtos em supermercados e nos mais modernos vídeos e discos.
Laser na óptica quântica
Como a ciência do laser necessitava de uma boa fundamentação teórica, e também porque a pesquisa em breve se revelou muito proveitosa, o interesse em óptica quântica aumentou. Após o trabalho de Paul na teoria quântica de campos, George Sudarshan, J. Roy Glauber e Leonard Mandel aplicaram em 1950 e 1960