Carina semin rio
Estágio Supervisionado em
LP II
Carina Neves Freitas
Tatiana de Souza
Introdução
Objeto de estudo: A dissertação em prosa
Objetivos: descrever e analisar as aulas a partir da perspectiva dos gêneros textuais.
Embasamento teórico
Com base na teoria dos gêneros, deve-se trabalhar buscando uma reflexão linguística, de modo que os alunos se apropriem das características discursivas e linguísticas do gênero, em situações reais, inseridas num determinado contexto. Assim como afirma
Marcuschi:
“quando dominamos um gênero textual, não dominamos uma forma linguística e sim uma forma de realizar linguisticamente objetivos específicos em situações reais particulares”.
(Marcuschi, 2002, p 29.)
Enfoque da situação analisada
Escola: Escola Estadual Sebastião
Patrus de Souza
Turma: 3º ano do Ensino Médio
Professor: Marco Aurélio
Tema da aula: A dissertação em prosa
Embasamento teórico
A relevância de se trabalhar com o gênero argumentativo dá-se pela recorrência de tal gênero no cotidiano, por isso, deve-se explorar este gênero para que os alunos consigam identificá-lo e produzi-lo a fim de colaborar no processo de bons cidadãos. Como enfatiza os
PCN:
“O domínio da língua tem estreita relação com a possibilidade de plena participação social, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento.
(PCN, 1997, p.21)
Embasamento teórico
A apropriação do gênero argumentativo capacita os discentes se posicionar de forma crítica diante dos diversos acontecimentos da sociedade a fim de expressar seu ponto de vista.
“Como ser dotado de razão e vontade, o homem, constantemente, avalia, julga, critica, isto é, forma juízos e valor. Por outro lado, por meio do discurso – ação verbal dotada de intencionalidade – tenta fluir sobre o comportamento do outro ou fazer com que compartilhe determinadas de suas opiniões.”
(Koch, 2002, p.19)
Descrição das