trabalho introdução a engenharia Instrumentos de Medições
LUCAS FRANÇA
THIAGO BACELAR
YGOR BORGES
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
Engenharia Mecânica
Salvador
2015
LUCAS FRANÇA
THIAGO BACELAR
YGOR BORGES
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
Engenharia Mecânica
Trabalho final, apresentado a Universidade Salvador, como parte das exigências da matéria de Introdução a Engenharia como avaliação.
Salvador, 18 de maio de 2015.
Salvador
2015
SUMÁRIO
1 PROFISSIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA 4
1.1 Mercado de trabalho 4
1.1.1 Atividades desempenhadas 4
2 DESAFIOS 5
2.1 Carreira profissional x Atividade desempenhada 5
1 PROFISSIONAL DE ENGENHARIA MECÂNICA
1.1 Mercado de trabalho
O Mercado de trabalho da profissão é amplo, tem boa oferta de vagas, e possibilita atuação em áreas distintas. É possível trabalhar em empresas de diversos setores ou criar seu próprio negócio para projetar novos produtos, softwares de serviços ou fazer consultoria. Com isso o profissional deve se manter atualizado e com especializações em outras áreas como gestão pessoal, logística, economia, línguas estrangeiras e finanças visando, ter seu diferencial de mercado.
Uma área do mercado de trabalho que está bastante em alta para o engenheiro mecânico é aquela onde ele desenvolve projetos para fontes renováveis de energia. Com a constante preocupação ambiental, a área que atua na concepção de novas formas de conversão de energia, planejamento e gestão de sistemas energéticos que não agridam a natureza torna-se um importante pólo de contratação destes profissionais. Outro setor importante que tem destaque no mercado de trabalho é o das montadoras de automóveis. A chegada destas empresas favoreceu a abertura de pequenas indústrias e fornecedoras de autopeças, abrindo mercado para a contratação de engenheiros mecânicos para prestar serviços de mão-de-obra terceirizada a essas empresas.
1.1.1 Atividades desempenhadas
As atividades desenvolvidas no setor de maquinas e equipamentos, o