Carina Mata
Disciplina de Ed. Física - Prof. Rui | Carina Mata nº5 e Mariana Santos nº14 2ºTurismo | Ano Letivo 2013/2014
Índice
1. Capa
2. Índice
3. Introdução
4. O que é a Frequência Cardíaca?
5. O que é a Atividade Física?
6. Para que serve a Frequência Cardíaca na Atividade Física?
7. Que efeitos tem a Atividade Física na Frequência Cardíaca e porquê?
8. Formas de medição da Frequência Cardíaca.
9. Conclusão
10. Bibliografia
Introdução
Escolhemos este tema para percebermos como funciona a frequência cardíaca na atividade física, e também porque foi o tema que achámos mais interessante.
O que é a Frequência Cardíaca?
A frequência cardíaca é o número de batimentos cardíaco por minuto.
Os batimentos cardíacos ajudam a oxigenar o sangue limpo do ventrículo esquerdo para os vasos sanguíneos do corpo através da aorta.
Enquanto a necessidade para o oxigénio muda em várias situações, como no exercício, dormir e noutras atividades, a frequência cardíaca muda em conformidade.
O que é a atividade física?
A atividade física é qualquer atividade que resulte num gasto de energia, ou seja, é "qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
É também qualquer esforço muscular disposto a efectuar uma tarefa, seja ela um "piscar dos olhos" ou um deslocamento dos pés. Hoje em dia, o termo refere-se em especial aos exercícios realizados com a finalidade de manter a saúde física, mental e espiritual numa boa forma.
Para que serve a Frequência Cardíaca na Atividade Física?
A Frequência Cardíada serve para podermos acompanhar o ritmo do nosso coração consoante os exercícios que estivermos a fazer na atividade física. Assim, podemos controlar os batimentos do coração para que possamos saber se estamos a fazer um esforço exagerado ou não, naquela atividade física.
Que