CARIMBO
Centro Universitário Claretiano
MARCELLA CRISTINA PICÃO
‘‘PESQUISA SOBRE LABAN’’
Atividade elaborada a título de Atividade de Portfólio da Disciplina de Atividades Rítmicas e Expressivas, professora MS. Marciana Roberta de Oliveira.
Batatais
20/04/2015
Laban desenvolveu um sistema de análise e notação de movimentos baseado em quatro factores: espaço, peso, tempo e fluxo e que se tornou no modelo teórico utilizado por inúmeros dançoterapeutas. (Harding, 2003, cit. por Oliveira, 2009). Ele providenciou um dos primeiros modelos de análise do movimento, incluindo uma linguagem profissional que os dançoterapeutas podem utilizar na descrição do trabalho com os seus pacientes. Em 1965, um dos seus seguidores, Warren Lamb adicionou um outro factor: dar forma, que descreve a forma como o corpo se move no espaço. Para Laban, estes elementos são fundamentais para que se possa ter uma imagem visual do movimento.
Segundo Susan Tortora (2006, cit. por Oliveira, 2009), Laban estabeleceu cinco elementos fundamentais para que se pudesse fazer uma análise e uma descrição concreta da performance dos movimentos realizados. Estes são fundamentais para que se possa ter uma imagem visual do movimento: Corpo, Esforço, Forma e Espaço e Ritmo.
O corpo descreve como e que aspectos do corpo (como por exemplo que partes do corpo são usadas e trabalham em conjunto ou separadamente) são usadas para executar as acções, as posturas, os gestos, ou a sequência de movimentos.
O esforço descreve a intenção qualitativa que cria o tom do sentimento ou da atitude interna de um movimento em quatro factores do movimento: espaço, peso, tempo e fluxo (Tortora 2006, cit. por Oliveira, 2009). O esforço nunca está completamente formado. Nas idades mais baixas, devido a toda a formação muscular e à pouca força muscular, as intenções qualitativas das acções (esforço) não estão completamente