Caries
PARA DIAGNÓSTICO
E PLANEJAMENTO
DO TRATAMENTO
DA DOENÇA CÁRIE
Mariana Minatel Braga
Fausto Medeiros Mendes
Thais Gimenez
Kim Rud Ekstrand
INTRODUÇÃO
Todo cirurgião-dentista fez ou faz diagnóstico de doença cárie todos os dias em sua clínica.
Entretanto, será que ele valoriza essa etapa como deveria? O diagnóstico da doença cárie é um assunto extremamente pertinente ao clínico e a qualquer profissional da área. Por isso, merece ser esclarecido para que haja uma melhora da prática clínica como um todo.
Ao longo deste artigo, será fundamentado o processo envolvido nesse diagnóstico, para que o clínico não apenas o pratique todos os dias, mas para que saiba por que está fazendo cada etapa. Indo ao encontro desses fundamentos, também se buscará trazer aos clínicos evidências científicas que norteiem e auxiliem essa etapa tão importante.
Nesse contexto, surge o International Caries Detection and Assessment System (ICDAS), que é um tópico relativamente novo na área de diagnóstico de cárie e que tem se mostrado uma opção bastante promissora. Por isso, optou-se por descrevê-lo, esclarecendo seus pontos fortes, colocando possíveis dificuldades na sua utilização, bem como fundamentando sua incorporação na prática clínica.
| PRO-odonto prevenção. 2012;5(4):9-55 |
9
OBJETIVOS
Ao final da leitura deste artigo, espera-se que o leitor possa:
reconhecer os fundamentos do diagnóstico de doença cárie e quais as razões, para cada um deles, ligadas às decisões de tratamento;
saber escolher, hoje ou futuramente, um critério apropriado para detecção de lesões de cárie;
conhecer o ICDAS, bem como suas vantagens e limitações, e reconhecê-lo dentro da fundamentação do diagnóstico da doença cárie;
tomar decisões de tratamento relacionadas à cárie dentária com base no diagnóstico criterioso e fundamentado das lesões.
Esquema conceitual
Diagnóstico de cárie
Por que diagnosticar a doença cárie
Critério de detecção de