Carie de mamadeira
A doença cárie é uma doença crônica mais comum na infância. Dentre elas, está à cárie de mamadeira, uma destruição dental associada a uma etiologia multifatorial. Mesmo com grandes meios de prevenção bucal contra cáries, as de mamadeira, ainda continuam a afetar crianças em idade muito precoce. Um fator muito importante, é que a cárie pode ser prevenida, controlada e revertida, para isto, é extremamente necessário conhecer a fundo sua etiologia e seus fatores de risco, para que a doença não se desenvolva. A evolução da doença pode causar grande destruição dos dentes, levando até mesmo a perda dos mesmos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho, é uma abordagem geral quanto à questão da doença cárie precoce em crianças, especificamente a cárie de mamadeira, reconhecendo os riscos e o desenvolvimento para profissionais da odontologia que visão este atendimento.
DESENVOLVIMENTO
CÁRIE TIPO MAMADEIRA
Cárie de bebê, cárie de amamentação ou cárie de mamadeira, é um tipo peculiar de cárie avançada, que afeta a dentição decídua em criança bem jovem. Tem sempre um componente sócio cultural, relacionado à alimentação noturna e à ausência de higiene e apresenta-se com uma grande prevalência. Esse tipo de cárie tem característica própria de uma cárie incontrolável, "rampante”, cujos aspectos devem ser observados: afeta crianças muito jovens, antes do primeiro ano de vida, tem uma evolução muito rápida, envolve muitos dentes, geralmente mais de três incisivos e nos casos mais graves, chega a afetar também os incisivos inferiores. Para o aparecimento da doença é essencial a interação de três fatores: o microorganismo cariogênico, substrato cariogênico e o hospedeiro susceptível.
MICROORGANISMO CARIOGÊNICO
A complexidade de bactérias presentes no biofilme dificulta a determinação de um único agente causador da cárie. Vários grupos de microorganismos são responsáveis pelo início e desenvolvimento da