carie de mamadeira
Nomes: Daiane Cristina / Juliana Lemos
1° Modulo - Curso Técnico em Saúde Bucal
O que é ?
- A persistência na amamentação, seja ela natural ou artificial durante a madrugada, com grande frequência e sem qualquer tipo de higiene, pode acarretar a chamada cárie de mamadeira ou cárie rampante. É uma cárie aguda, agressiva, de evolução rápida e que provoca muita sensibilidade (dor), podendo causar a destruição dos dentes de leite em um curto espaço de tempo. É uma doença que pode afetar a criança no primeiro ano de vida.
Causa:
A causa desse tipo de cárie acontece da seguinte maneira: quando a criança adormece, o número e a frequência das deglutições diminuem assim como o fluxo salivar, responsável por banhar e proteger os dentes das bactérias. A associação desses elementos mais o tempo longo em que a criança permanece dormindo, são suficientes para o enfraquecimento das superfícies dentais.
Outros fatores que podem determinar o aparecimento da cárie de mamadeira são:
O consumo excessivo de suco ácidos ( laranja, limão ) e coca cola na mamadeira durante o dia todo;
Adoçar a chupeta com mel ou açúcar para que a criança se acalme e adormeça; Líquidos fermentáveis (dieta cariogênica)oferecidos várias vezes ao dia, entre as refeições principais e durante a noite;
• Ausência de higiene bucal adequada;
• Presença de microorganismos cariogênicos;
• Permanência por tempo prolongado de líquidos fermentáveis na boca da criança.
Como se iniciam:
Inicialmente, uma faixa branca de descalcificação desenvolve-se no terço gengival dos incisivos superiores (nos casos de amamentação com leite materno, a linha se dá no terço médio do dente). A cárie progride para uma cor marrom ou preta e, em casos avançados, as coroas dos dentes frequentemente fraturam-se na margem gengival.
Como evitar:
-Nunca adoce a mamadeira, água, chá ou sucos. Mel e açúcar mascavo também provocam cárie;
-Ao iniciar a alimentação sólida, acostume seu