Cargos e salarios
Teoria de Maslow salario contribui muito pois ele satisfaz as necessidades básicas do funcionário independente da empresa o salario contribui para aceitação social do individuo , o salario e umas das formar objetivas na demonstração de valor do trabalho .Associado ao plano de carreira se bem administrado pelos recursos humanos ele servirá de base aos fatores de motivação .Na teoria de Herzberg o papel do salario que está intimamente ligado a satisfação das necessidades humanas , ele divide os fatores em higiênicos e motivadores .
Os motivos higiênicos são oferecidos pela empresa, ambiental relacionamentos com superiores o salario muitas vezes também pode gerar insatisfação sim , Motivadores são os cargos relacionados pelos funcionários na organização as funções exigidas com o trabalho bem realizado, reconhecimento e o crescimento profissional. Podemos concluir que o salario nada mais é como contribuição feita pelo trabalho, e não algo motivador isso na teoria de Herzberg que entra em contradição com a teoria de Maslow que diz que o salario e sim algo de motivação nas organizações.
Teoria da Maslow
Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.
Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes: a. Comportamento ilógico ou sem normalidade; b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida; c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos; d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos; e. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança,