Objetivos para 2015
R: O Brasil não irá conseguir atingir essas metas, pois mesmo tendo cumprido o objetivo de reduzir pela metade o número de pessoas vivendo em extrema pobreza até 2015, ter as mulheres já estudando mais que os homens e ter reduzido o índice de desmatamento, consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentado sua eficiência energética com maior uso de fontes renováveis de energia; há ainda metas desafiadoras em um curto prazo de tempo.
Estudos apontam que as mulheres ainda têm menos chances de emprego, recebem menos do que homens trabalhando nas mesmas funções e ocupam os piores postos.
Existe uma barreira cultural imensa a ser mudada no Brasil. Não bastam somente leis e decretos públicos para cumprir os objetivos.
Hoje, crianças pobres tem mais do que o dobro de chance de morrer do que as ricas, e as nascidas de mães negras e indígenas têm a maior taxa de mortalidade. Por região, o Nordeste apresentou a maior queda nas mortes de zero a cinco anos, mas a mortalidade na infância ainda é quase o dobro das taxas registradas no Sudeste, Sul e no Centro-Oeste.
Mesmo com o país se desenvolvendo até 2015 vão faltar muitas coisas a serem feitas como, por exemplo, a saúde que é uma dos pontos mais fraca em nosso país, que precisa urgente de verba para poder cuidar de pessoas doentes termos melhores acomodações em hospitais