O BRASIL ATINGIRÁ SEUS OBJETIVOS ATÉ 2015?
Garantir a sustentabilidade ambiental
METAS:
1. Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e inverter a actual tendência para a perda de recursos ambientais
2. Reduzir a perda de biodiversidade e alcançar, até 2010, uma diminuição significativa da taxa de perda
3. Reduzir para metade, até 2015, a percentagem da população sem acesso permanente a água potável e a saneamento básico
4. Até 2020, melhorar consideravelmente a vida de pelo menos 100 milhões de pessoas que vivem em bairros degradados
ALGUNS FACTOS
Cerca de 1,7 mil milhões de pessoas passaram a ter acesso a água potável, desde 1990. No entanto, 884 milhões de pessoas no mundo continuam a não ter acesso a água potável e 2,6 mil milhões de indivíduos carecem de acesso a serviços de saneamento, como instalações sanitárias e latrinas.
O mundo não conseguiu atingir a meta de 2010 relativa à conservação da biodiversidade. De acordo com as tendências actuais, a perda de espécies vai prosseguir ao longo deste século.
As melhorias introduzidas nos bairros degradados não conseguem acompanhar o ritmo a que está a aumentar o número de pobres residentes em zonas urbanas. Em termos absolutos, o número de pessoas que vivem em bairros degradados continua a aumentar actualmente, embora a proporção da população urbana que vive em bairros degradados esteja a diminuir.
EM QUE PONTO ESTAMOS?
Se as actuais tendências se mantiverem, o mundo conseguirá atingir, ou mesmo ultrapassar, a meta do ODM relativa à água potável, até 2015. Nessa altura, calcula-se que 86% da população das regiões em desenvolvimento já tenha acesso a fontes de água melhores, em comparação com 71%, em 1990. Quatro regiões – o Norte de África, a América Latina e Caraíbas, o Leste Asiático e o Sudeste Asiático – já atingiram a meta.
Embora tenha sido sobretudo nas zonas rurais que se avançou mais, estas zonas continuam a estar ainda numa situação de