Serviços reguladores
São oito objetivos da ONU apresentados na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015, adotada pelos 191 estados membros no dia 8 de setembro de 2000. Criada em um esforço para sintetizar acordos internacionais alcançados em várias cúpulas mundiais ao longo dos anos 90 sobre :
1- Erradicar a pobreza extrema e a fome
2- Atingir oensino Básico universal;
3- Promover a Igualdade os sexos e a autonomia das mulheres;
4- Reduzir a Mortalidade infantil;
5- Melhorar a Saúde materna;
6- Combater o HIV/AIDS a Malaria outras doenças;
7- Garantir a Sustentabilidade ambiental;
8- Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento 2- O Brasil conseguirá atingir todas as metas?
COMBATE A POBREZA
O índice de brasileiros nessa situação baixou de 25,6% para 4,8% de 1990 a 2008 – redução de 81%; ultrapassou a própria meta de diminuir em 75% a taxa de extrema pobreza.
SAUDE
A taxa de mortalidade das crianças abaixo de cinco anos, que apresentou queda de 58% entre 1990 e 2008. Caso a tendência atual persista, o Brasil atingirá sua meta antes do prazo. Para 2015, projeções indicam que o Brasil deverá reduzir a mortalidade materna pela metade.
COMBATE A DESIGUALDADE DE GENERO
As mulheres ainda ganham salários mais baixos que os homens e contam com menores chances no mercado de trabalho, apesar de terem nível de instrução mais elevado.
No caso do Bolsa Família, o programa fez a escolha de privilegiar a mulher como responsável pelo recebimento do benefício. Mais de 90% dos recursos chegam às mãos das donas de casa.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
O Brasil alcançou a meta de reduzir pela metade a proporção da população sem acesso à água potável em áreas urbanas, com o percentual da população servida por água de rede geral com canalização interna girando em torno de 92%, em 2008. Além disso, mais de 80% da população urbana no Brasil contam com esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica. A