Cargas Elétricas no solo
A origem das cargas eletricas no solo vem de um fenomeno de retenção de íons e moleculas armazenadas na superficie de particulas da parte sólida, os cátions passam para a solução do solo e são absorvidos pelas plantas, determinando assim a fertilidade química do solo de acordo com a CTC, que é quem proporciona a retenção dos íons. As cargas existentes no solo podem ser positivas ou negativas, mas a grande predominância nos solos é de cargas negativas, principalmente no horizonte A, por causa da presença de matéria orgânica.
Os solos com carga positiva são os mais raros e com baixa fertilidade, existe grande importância nesse fenômeno para a nutrição das plantas,pois é reversível, ou seja, íons absorvidos podem ser trocados por outros íons mantendo assim o equilíbrio eletroquímico.
Já as cargas negativas do solo são denominadas (CTC) e podem ser determinadas pela soma de todos os cátions absorvidos, na interpretação da analise química do solo, o mais importante são as cargas negativas dos colóides pelo fato de absorver cátions.
As cargas estão dividias em em dois grandes grupos.
Permanentes.
Variáveis ou Dependentes de pH.
Nas cargas permanentes a origem vem tanto da própria formação do mineral quanto por substituição isomórfica, seja nos tetraedros de Si4+ por Al3+, ou nos octaedros de Al+3 por Mg+2, resultando assim em cargas.
Já as cargas variáveis ou dependentes de pH vindas principalmente dos minerais 1:1 e da matéria orgânica, onde a variação no pH pode ocorrer dissociação e protonação dos grupos funcionais presentes na. Podem ser positivas ou negativas, quando ao se elevar o pH esses grupos se desligam do mineral liberando íons H+ e formando uma carga negativa no mineral.