carcinicultura PCP
Impermeabilização do tanque: O processo de construção de um viveiro dar-se desde o estudo técnico e hidrológico da região até o revestimento das paredes do tanque, devido ao perigo de contaminação do solo. A utilização de membranas impermeáveis feitas de vários materiais e densidades, essas geomenbranas tem uma ampla aplicação na engenharia dependendo de sua composição , normalmente o PEBD(polietileno de baixa densidade) é o mais adequado ao uso em tanques de carcinicultura, devido há sua resistência a inúmeros agentes químicos,impermeabilidade, facil transporte e logística e por ser um material não tóxico.
Máquinas e equipamentos de um tanque: após sua impermeabilização, é necessario a colocação de alguns equipamentos essenciais para o cultivo do camarão, como bombas, mangueiras difusoras de gases, telas, filtros biológicos, aeradores e tipos de rações.
Bombas:são importantes para a transferencia e recirculação continua de água doce ou marinha, normalmente possuem carcaça e rotores de materiais não metálicos como fibras para diminuição da corrosão. A manutenção preditiva desse equipamento, juntamente com o manuseio correto do mesmo, são de extrema importância pois previne problemas futuros tendo assim uma diminuição nos custos de produção.
Mangueiras difusoras de gases:este equipamento possui a vantagem de oferecer uma alta eficiência de transferência de gases a um baixo custo.Graças a milhares de microperfurações por metro e sua cobertura polimérica, o difusor é capaz de gerar uma nuvem homogênea de microbolhas, no entanto sua utilização normalmente é restrita, devido há necessidade de limpeza constante dos poros,com aplicações somente em casos extremos de baixa concentração de oxigênio na água.
Telas: São de suma importância para os viveiros,