Carbono Nos Alimentos
ALIMENTOS
IREMOS FALAR SOBRE:
Introdução;
Fontes de Carbono;
O Carbono;
Ciclo do Carbono;
Hidratos de Carbono;
Pirâmide alimentar;
Imagens;
Conclusão;
Referencias Bibliográficas.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos falar sobre o Carbono nos alimentos, iremos explicar o seu ciclo e como age em nosso organismo.
FONTES DE CARBONO
O CARBONO
O carbono é o elemento químico fundamental dos compostos orgânicos, cujo ciclo consiste na assimilação (fixação) dos átomos contidos nas moléculas simples de gás carbônico presente na atmosfera (CO2), e convertidos em substâncias mais elaboradas (carboidratos, proteínas), a partir do metabolismo fotossintético realizado pelos organismos autotróficos.
Parte dos compostos orgânicos formados são aproveitados pelo próprio organismo produtor, e o restante da produção incorporada à biomassa do mesmo, servindo como fonte de nutrientes para os subsequentes níveis tróficos da cadeia alimentar, os consumidores: primários (herbívoros), secundários (onívoros) e terciários (todos os carnívoros), até o nível dos decompositores, efetuando a degradação da matéria.
Portanto, são os seres produtores os que iniciam o ciclo do carbono, captado pelos demais organismos e finalizado pelos decompositores, devolvendo ao ambiente todos os nutrientes, incluindo o carbono, para o reinício do processo.
. Lembrando que a devolução de carbono não ocorre somente com a morte de um organismo
(animal ou vegetal), mas continuamente durante a vida de qualquer ser, através da respiração
CICLO DO CARBONO
HIDRATOS DE CARBONO
Os hidratos de carbono fazem parte de um grupo de macronutrientes que constituem a principal fonte de energia obtida por meio da alimentação, pois representam uma grande porcentagem das calorias presentes na maioria dos hábitos alimentares.
As principais fontes de hidratos de carbono na alimentação humana são os produtos lácteos, cereais, raízes, tubérculos, leguminosas, vegetais e frutos. Essa classe
de