Carbonatos
Minas Gerais
MINERALOGIA
Definição de Carbonato
Um carbonato é um sal de ácido carbónico contendo o ião carbonato CO32-. É muito vulgar na Natureza.
Os carbonatos podem ser preparados por vários processos: passagem de anidrido carbónico por soluções de hidróxidos, em que um excesso de anidrido carbónico origina carbonatos ácidos; ação do anidrido carbónico sobre sulfuretos, cianetos, hipocloritos e boratos alcalinos e alcalinoterrosos, em presença de água; calcinação de sais de ácidos orgânicos; e dupla decomposição. Os carbonatos são sólidos, inodoros, exceto o de amónio e podem ser neutros, ácidos ou alcalinos.
Os carbonatos mais importantes são os de cálcio, de sódio, de potássio, e de amónio.
O carbonato de cálcio (CaCO3) forma grandes massas calcárias. É um sólido branco que é muito pouco solúvel em água e decompõe-se por aquecimento formando-se óxido de cálcio (cal viva) e dióxido de carbono. Ocorre na Natureza como os minerais calcite e aragonite. As rochas contendo carbonato de cálcio dissolvem-se lentamente sob a ação das chuvas ácidas provocando uma dureza temporária.
O carbonato de sódio anidroso, também designado de soda calcinada ou soda sal, é um pó branco que endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratados.
O carbonato de potássio (K2CO3), também designado de potassa, é um sólido deliquescente, isto é, absorve a humidade do ar e nela se dissolve, translúcido ou branco conhecido nas formas anidro e hidratada.
O carbonato de amónio ((NH4)2CO3) é um sólido cristalino branco ou incolor usualmente encontrado como monohidrato. É muito solúvel em água fria. O composto decompõe-se lentamente dando origem a amónia, água e dióxido de carbono.
Grupo da Calcita
1. Calcita - CaCO3
Dados Cristalográficos: trigonal 2/m
Hábito: cristais com hábito muito variável e freqüentemente complexos. Três hábitos importantes são: (a)
prismático,