potassio e carbonato
O potássio é um elemento químico do grupo 1 (metais alcalinos) que pertence ao quarto período da tabela periódica. O potássio é um metal, excelente condutor de eletricidade, mole e altamente reativo. Possui na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo e geralmente forma compostos univalentes, iônicos e incolores. Os hidróxidos e óxidos são bases muito fortes e os oxo-sais são muito estáveis.
Arde com chama violeta e apresenta uma coloração prateada nas superfícies não expostas ao ar, já que se oxida com rapidez. Entretanto, deve ser armazenado dentro de um recipiente com querosene.
O potássio reage com a água, liberando hidrogênio e formando os correspondentes hidróxidos. O potássio funde e sempre inflama.
2K + 2H2O → 2KOH + H2
É o sétimo mais abundante dos elementos na crosta terrestre, contribuindo com 2,6% do seu total. A maior parte do potássio está presente em minerais tais como a muscovite, feldspatos etc, que são insolúveis em água, tornando difícil a obtenção do potássio a partir deles. No entanto, ele pode ser obtido comercialmente pela eletrólise de sais fundidos de alguns minérios refináveis, tais como a carnalita, MgCl2 KCl 6H2O e opolihalito.
Carbonatos
Os carbonatos são compostos inorgânicos formados pela ligação iônica de um metal ou um semimetal com o ânion carbonato, CO32- É formado por ligações covalentes, mas os seus compostos, que são os sais inorgânicos e os minerais conhecidos como carbonatos, são iônicos, pois esse radical recebe dois elétrons de algum metal ou semimetal, formando uma ligação iônica.
Esses compostos são insolúveis em água, com exceção do carbonato de amônio ((NH4)2CO3) e dos carbonatos formados com metais alcalinos (elementos da família 1: Li, Na, K, Rb, Cs e Fr). Quase todos são sólidos brancos.
Os dois exemplos de carbonatos mais comuns e mais importantes do cotidiano são o carbonato de sódio (Na2CO3) e o carbonato de cálcio (CaCO3). No primeiro caso, o sódio é da