CARBOIDRATOS resumo
Esse nutriente será responsável em maximizar seus estoques antes do exercício, fornecer energia durante o mesmo e também terá um papel fundamental no período de recuperação pós exercício.
Uma disponibilidade adequada de carboidrato na alimentação melhora o desempenho durante o exercício, já uma inadequada ingestão desse nutriente pode ocasionar em cansaço e fadiga. Isso porque os estoques desse nutriente no nosso organismo são limitados. Por isso, devemos ingerir o carboidrato em quantidades adequadas sempre em nossa alimentação para repor e maximizar seus estoques para não comprometer o desempenho.
CARBOIDRATOS
Os carboidratos são moléculas formadas por carbono e água. Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio que combinam-se para formar os componentes deste grupo de nutrientes. A maior parte dos hidratos de carbono é de origem vegetal e tem função principalmente energética.
Uma alimentação rica em carboidrato antes da prática de exercícios físicos aumenta as reservas de glicogênio, tanto muscular quanto hepático.
Já a ingestão de carboidratos durante o esforço ajuda a manutenção da glicemia sanguínea e a oxidação destes substratos.
Após o esforço a ingestão de carboidratos visa repor os estoques depletados e garantir padrão anabólico.
TIPOS DE CARBOIDRATOS.
Os carboidratos podem ser classificados de acordo com o nível de complexidade das moléculas que os representam, sendo diferenciados pelo número de açúcares simples em combinação dentro da molécula. São subdivididos em monossacarídeos, dissacarídeos, polissacarídeos. O valor nutricional dos alimentos é influenciado por algumas propriedades dos carboidratos. A extensão da digestão no intestino delgado (digestibilidade) determina a fração do carboidrato total que passará ao intestino grosso para ser fermentado. A velocidade de absorção no intestino