Carbocisteina
Determinação do prazo de validade do medicamento carbocisteína xarope através do método de Arrhenius
Introdução
A carbocisteína é um agente mucolítico utilizado como adjuvante no tratamento de infecções do trato respiratório. A qualidade, segurança e eficácia do medicamento durante o seu prazo de validade são responsabilidades da indústria farmacêutica.
Nas últimas décadas, a avaliação da estabilidade de produtos farmacêuticos tem recebido especial atenção tanto pelos órgãos fiscalizadores quanto pelas empresas produtoras. A literatura descreve várias maneiras de avaliar a estabilidade de um produto farmacêutico, considerando os principais fatores responsáveis pela degradação de um produto farmacêutico, sendo possível acelerar esta degradação para estipular o prazo de validade do produto (período de vida útil).
Apesar dos avanços tecnológicos, a Legislação Sanitária Brasileira vigente reconhece a avaliação da estabilidade de um produto líquido, realizado durante 180 dias como indicativos do prazo de validade provisório. A validade definitiva é confirmada através do estudo de estabilidade de longa duração, em que as amostras são mantidas e analisadas durante o período de validade proposto.
A carbocisteína é comercializada nas formas de xarope e solução oral, não necessitando de prescrição médica para sua dispensação. Seu efeito mucolítico diminui a viscosidade do muco e aumenta a capacidade de síntese da sialomucina, constituinte fundamental do muco brônquico, de que depende a propriedade reológica do mesmo. A avaliação da sua estabilidade acelerada é feita através da metodologia analítica em cromatografia líquida de alta eficiência e da aplicação do método de Arrhenius, determinando o prazo de validade do produto carbocisteína na forma farmacêutica xarope.
Material e Métodos
Na preparação do xarope, como matéria-prima de carbocisteína anidra, produzida pela Moehs Produtos Químicos,