Caraça
O santuario do Caraça é um grande Centro de Turismo que vem cultivando sua história por anos. |Gabriela Guimarães|
O santuário do Caraça além de ser um Centro de Cultura e um Centro de Peregrinação, também é um Centro de Turismo. Onde recebe, em média, 60.000 visitantes por ano dos quais pelo menos 17.500 são hóspedes em sua pousada. Isso faz com que o lugar seja uma das mais importantes e visitadas areas de conservação do estado de Minas Gerais. E corresponde a 51% das Reservas Particulares do Estado, sendo uma das maiores.
O lugar, todo ano, é visitado desde historiadores a padres que procuram conhecer e entender a historia do lugar ou apenas descançar. No Caraça também é possivel participar de passeios a cachoeiras, piscinas naturais e construções antigas. E trilhas para picos ou grutas, exigindo a presença de um guia. Nas caminhadas, o silêncio e a beleza da mata, ajudam a refletir e rejuvenescer a alma.
Passeios pelo Caraça
Uns dos principais passeiso feitos no Caraça é na Cascatinha, Tanque Grande e Capelinha.
A Cascatinha, lugar de fácil acesso, apenas a dois quilometros do Santuario, possuia quatro piscinas naturais e quatro quedas d’água. Além de ser um lugar de muita beleza, é um dos lugares mais visitados na região. E em mesmo dias frios, os turistas e visitantes mergulham em suas águas.
O Tanque Grande, local também proximo ao Santuário (dois quilometros), abarnge muita beleza. Rodeado por bosques, o tanque tem esse nome de “Grande” por haver outro menor. A paisagem vista do tanque agrada muito os turistas, tendo em vista o reflexo que a água tem do céu.
A Capelinha do Coração de Jesus, fundada quando ainda havia o funcionamento do colégio do Caraça, é uma das construções mais antigas do local. Ela fica a dois quilometros e 200m acima do Cento Histórico, onde de lá, se tem uma vista plana de todo o Caraça.