CARACTERÍSTICAS ENTRE 3 ANOS A FASE ADULTA
O SER HUMANO
Os seres humanos têm sido foco de estudo científico há mais de um século. Tal exploração é um empreendimento sempre em evolução. Essas mudanças refletem o progresso na compreensão, à medida que novas investigações desenvolvem ou contestam as anteriores. Elas também refletem as transformações que ocorrem no contexto cultural e tecnológico, as quais influenciam metas, atitudes e ferramentas que os cientistas utilizam em seu trabalho.
Desenvolvimentos Físicos
Segunda Infância
(3 aos 6 anos) Nesta fase corre, salta, pula, anda de triciclo (3 anos). Também anda de bicicleta, anda na ponta dos pés, joga bola, aprende a nadar (4 anos).
Usa tesouras, botões, massa de modelar e utensílios como colher e garfo.
Ocorre uma alteração nas proporções do corpo, a criança passa a reconhecer as diferentes partes do corpo e se interessa por roupas de adulto.
Demonstra curiosidade pelos órgãos sexuais, pelo nascimento dos bebês e pelas diferenças sexuais.
O crescimento é constante; o corpo fica mais delgado e as proporções mais semelhantes às de um adulto.O apetite diminui, e os problemas de sono são comuns.A preferência pelo uso de uma das mãos aparece; as habilidades motoras finas egerais e a força aumentam.
Terceira Infância
(6 aos 11 anos)
O crescimento diminui.Força e habilidades atléticas aumentam.Doenças respiratórias são comuns, mas a saúde geralmente é melhor do que em qualquer outro período do ciclo vital.
Dos 12 aos 18 anos - Adolescência
Este é um novo período de rápidas mudanças físicas, sexuais, sociais e intelectuais.
Entrada na puberdade (desenvolvimento das características sexuais secundárias): menarca, desenvolvimento dos seios, pelos axilares e púbicos, expansão do tórax, mudança de voz, desenvolvimento muscular. Geralmente mais cedo (em