Características dos Valores
São características dos valores: bipolaridade, incomensurabilidade, implicação, referibilidade, preferibilidade e graduação hierárquica. Bipolaridade significa que cada valor positivo corresponde a um negativo: amor e ódio, justiça e injustiça. Incomensurabilidade é a nota que corresponde à não quantificação dos valores, no sentido de que estes não podem ser dimensionados em números. A característica de implicação consiste no fato de que os valores realizam historicamente em um processo que influi na realização de outros valores. A seleção de valores não se faz por acaso, mas de acordo com um sentido ou direção, afigurando-se tal necessidade de sentido ou referibilidade como outra de suas características. A nota de preferibilidade revela que a escolha ou opção entre valores implica aidentificação do sujeito com o objetivo valorativo em determinado momento. A adesão a um valor corresponde a um juízo de preferência. Os valores se apresentam ao espírito humano como um leque de múltiplas opções, pelo que impõem a organização de uma ordem de preferência, de uma graduação hierárquica.
02. Quanto as teorias psicológicas da valoração, destacam-se duas. Quais são? O que cada uma prega?
A de tipo hedonista, desenvolvida desde Aristipo e Epicuro (valioso é o que nos agrada, causando-nos prazer), Ortega explica que segundo essa teoria, o sujeito confere dignidade ao objeto, atribuindo-lhe valor conforme o prazer ou agrado que lhe traz. A de tipo voluntarista, como a que, desde Aristóteles até Ribot e Enrenfels, liga o problema do valor à satisfação de um desejo, de um propósito, a uma base sentimental-volitiva (valioso é o que desejamos ou pretendemos), pensa que um objeto é valioso na medida em que o desejamos.
Reale leciona que, no mais das vezes, essas interpretações e outras semelhantes não se excluem, mas se completam, sempre sem abandono de processos anímicos no plano da Psicologia empírica, prevalecendo