Características de Weber
Victor Hugo Teixeira de Lima
Ciências Sociais – Características de Max Weber e Émile Durkheim
Rio de Janeiro, Junho de 2013
Max Weber nasceu na cidade de Erfurt (Alemanha) em 1864 e é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno.
Não se prendendo apenas à ciência, Weber sempre se interessou pela política, esse interesse o levou a pensar sobre a relação entre ações científicas e políticas e religiosas.
Weber se caracteriza por duas perspectivas: histórica (cada sociedade tem suas particularidades), e a sociológica (ressaltando os elementos gerais de cada fase do processo histórico). Ele entendia que o objeto de estudo era apenas um fragmento de uma totalidade da realidade, entendendo que uma sucessão de fatos históricos não se explicam por si próprios. Em suas análises utilizada o método compreensivo, que é interpretar o passado para entender sua repercussão nas sociedades contemporâneas, ou seja, os processos de fenômenos sociais são dinâmicos e mutáveis, precisando serem interpretados para fazer sentido.
Afim de obter explicação dos fatos sociais, Max Weber desenvolveu uma ferramenta de análise: “tipo ideal”, criação de uma hipótese referente a uma situação dada. Constrói-se um modelo destacando o que lhe parecer mais característico.
O foco da sociologia de Weber era a ação social, passando o ser humano a ser visto de forma específica e significativa.
Coerentemente com esse enfoque, Weber construiu os conceitos sociológicos básicos a partir de uma tipologia geral da ação social. Sempre ressalvando o caráter ideal desses tipos, ele distingue quatro categorias de ação por seu sentido subjetivo.
1. A ação racional com relações afins, determinadas por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens.
2. A ação racional com relação a valores, determinada pela crença consciente no valor seja éticos,