Características da Unidade de Conservação Pico do Itabira
Ver em qual categoria de proteção ambiental se enquadra o Pico do Itabira. Descrever as características da Unidade de Conservação. O que pode ser feito lá.
Nome completo da Unidade de Conservação: Parque Municipal do Pico do Itabira.
Localização: O Parque Municipal do Pico do Itabira fica situado no Município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo.
Ato de Criação Municipal: O Parque Municipal do Pico do Itabira foi criado em 1988. Em 2008, a região sofreu uma mudança de categoria, pela Lei Municipal nº 5.744, de 3 de outubro de 2005, passando a ser enquadrada na categoria Monumento Natural, do grupo de proteção integral, com a denominação de Monumento Natural do Itabira.
Categoria da Unidade de Conservação: Esta Unidade de Conservação é denominada de Monumento Natural. Esta é uma das categorias de Unidades de Conservação de Proteção Integral definida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Neste tipo de categoria, a visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração e àquelas previstas em regulamento.
Atividades Desenvolvidas na Unidade de Conservação: A encosta escarpada do Pico do Itabira é utilizada para alpinismo. As montanhas menores próximas ao pico são procuradas para caminhadas e banhos de cachoeira. O Itabira atrai adeptos de outro esporte, ou seja, mountain-bike. Para as pessoas que residem em Cachoeiro de Itapemirim e visitantes são realizadas visitas guiadas à trilha principal do Parque Municipal do Pico do Itabira para observação dos recursos naturais e uma melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua conservação.
Característica da Unidade de Conservação: O Pico do Itabira apresenta um formato que se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu. Seu nome vem do tupi-guarani que significa “pedra empinada” ou “pedra brilhante”.