Características da idade média
PROFESSORA: CAROLINE BONILLA ALUNAS: QUEZIA OLINDA MORAES DA COSTA E DÉBORA BIANCHI ATIVIDADE V – I – IDADE MÉDIA
CARACTERÍSTICAS DA IDADE MEDIA
IDADE DAS TREVAS- A expressão Idade das Trevas para se referir à Idade Média foi muito utilizada no passado. Alguns historiadores usaram esta expressão, pois tinham como referências a cultura greco-romana e da época do Renascimento. De acordo com estes historiadores, a Idade Média foi uma época com pouco desenvolvimento cultural, pois a cultura foi controlada pela Igreja Católica. Afirmavam também que praticamente não ocorreu desenvolvimento científico e técnico, pois a Igreja impedia estes avanços ao colocar a fé como único caminho a seguir. Porém, a partir da segunda metade do século XX, com novos estudos históricos sobre a cultura e ciência da idade Média, houve uma nova visão sobre este período e o termo foi sendo abandonado. Alguns historiadores chegaram a conclusão que o desenvolvimento cultural e científico foi muito rico durante a época Medieval. Ocorreram avanços científicos e técnicos (exemplo da arquitetura). As Universidades Medievais foram ricos centros de produção de conhecimentos e debates.
MODELO ECONOMICO- Feudalismo, os feudos buscavam a auto suficiência, a economia feudal baseava-se principalmente na agricultura, a terra é o maior símbolo de riqueza e poder, a economia era amonetária, pois não se baseava-se na moeda, as trocas de produtos e mercadorias eram comuns na economia feudal.
POLÍTICA- Controlada pelos senhores feudais (existiam reis, na chamada monarquia feudal, que controlava basicamente seus próprios feudos), todo o poder jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras.
SOCIEDADE- Pirâmide Social: “ de baixo para cima”, Laboratores (servos), Belatores(nobreza), Oratores(clero).
RELIGIAO- Teocentrismo, Deus e o centro de tudo. Igreja