as principais caracteristicas da educação da idade media
A educação dos povos europeus na Idade Media teve com ponto de partida a doutrina da Igreja. Durante esse período predominou uma concepção de educação, que opunha ao conceito liberal e individualista dos gregos e aos conceitos de educação pratica e social dos romanos. A Igreja primitiva voltou sua atenção para a educação moral de seus próprios membros. E com isso os recém chegando (convertidos) eram chamados de catecúmenos. A sim essa escolas passaram a ser comandas pelos Bispos, com a finalidade de prepara os cleros para as igrejas que estavam sob sua direção. As principais remontam do séc.II;
Escolas Islâmicas: iniciada no século II, na Europa, a civilização, alem da cultura árabe original, assimilou a dos povos vencidos, tornando rica a sua influencia no local em que se instalou. Foi o primeiro renascimento da cultura, século VIII em Bagdá, um século depois se criou a “Casa da Sabedoria” (bibliotecas, centro de estudo e tradutores de obras vindas da Índia, China, Alexandria e Grécia).
Escolas Bizantinas: dava ênfase à vida religiosa e havia preocupação com as heresias. Marrou destacou (“tão profundamente cristã, que dá tanta importância ás questões religiosa e especialmente á teologia continuou obstinadamente fiel ás tradições do humanismo antigo”). Sua meta era a formação humanista e a preparação de funcionário capacitada para administração do Estado.
Escolas Catedrais: eram escolas urbanas, saídas das antigas escolas monásticas (que alargaram o âmbito dos seus estudos), tomaram a dianteira em relação às escolas mosteiros.
Escolas Monásticas: visava a formação de monges, funcionava em regime de internato, posteriormente estas escolas teriam o propósito de formação de leigos cultos, de inicio era bem simples o ensino; só ler e escrever e o conhecimento Bíblicos. Aos poucos foi sendo enriquecido com aritmética, latim, gramática, retórico e dialético.