Características da bíblia
A Bíblia é chamada de Bíblia Sagrada, Escrituras Sagradas, ou a Palavra de Deus. O nome Bíblia, significa livros ou rolos que contem 66 livros. Escrituras Sagradas, porque se referem a um livro santo. Palavra de Deus porque se refere ao que Deus está falando, não tanto quanto o escrito.
O Conteúdo da Bíblia
O Antigo Testamento, e o Novo Testamento, são as duas divisões principais da Bíblia. O Antigo Testamento consiste em 39 livros escritos antes do nascimento de Cristo. O Novo Testamento consiste em 27 livros escritos pelos primeiros seguidores de Jesus. O Antigo Testamento, representa as escrituras sagradas do povo judeu, que se divide em três partes: a lei, os profetas e os escritos, sendo a maior parte escrita em hebraico e alguns capítulos no aramaico. O Novo Testamento foi escrito em grego; Jesus e seus primeiros seguidores falavam aramaico. A bíblia caracteriza-se por variedade e unidade. Variedades porque é só lermos alguns versículos de cada livro. Unidade porque a Bíblia nos informa que o Deus que criou o Universo está em atividade para criar um povo que seja de sua propriedade.
Os Livros Apócrifos
Este material foi todo composto entre 200 A. C. e 100 D.C. Durante o Século XVI, reformadores protestantes colocaram em dúvida a condição canônica atribuída aos apócrifos e voltaram a aceitar a lista hebraica mais curta. Os livros cuja canonicidade foi colocada em dúvida, continuaram a serem lidos e apreciados por muitos protestantes, mas não se lhes atribuía mais a autoridade das escrituras. Para aquele que crer, a Bíblia é a palavra de Deus, é o poder de Deus, é a vontade de Deus para nossas vidas, é o que nos conduz a uma vida melhor. Foi o protestante português João Ferreira de Almeida, nascido em 1628, próximo a Lisboa, a traduzir para o português. Almeida concluir a tradução do Novo Testamento em 1676, sendo publicada em 1681 na Holanda. Almeida morreu em 1691 deixando o Antigo