Teoria atômica de dalton
O primeiro a explicar convincentemente a determinação das relações de massas em que os elementos químicos se combinavam entre si, desenvolvendo um modelo atómico, a partir da teoria corpuscular de Boyle foi o químico e físico inglês Dalton, em 1803.
Na realidade, o conceito de átomo já vinha desde o tempo de Demócrito, emque este o denominou de tal nome, pelo facto de uma partícula chegar a um momento em que não se pode dividir mais.
Dalton retomou a ideia da indivisibilidade do átomo proposta por Demócrito e,segundo a sua teoria, os átomos eram bolas muito pequenas com massa e, ao mesmo tempo, os menores componentes dos compostos químicos.
Na sua teoria, Dalton avançou ainda com a ideia de que todos os átomos de umelemento são iguais, tanto na forma como na massa. Os átomos de elementosdiferentes diferenciam-se de modo característico devido às suas diferentesmassas.
Com a ajuda desta teoria atómica, Dalton pôde demonstrar a lei de Lavoisiersobre a conservação da massa de forma satisfatória. Ao mesmo tempo,interpretou as combinações químicas como um simples reagrupamento deátomos, sem que isso implicasse qualquer transformação nos mesmos átomos.
Graças aos seus êxitos, a partir de então a teoria atómica foi-se introduzindonas ciências naturais, primeiro na Química e depois na Física, desenvolvendo-secada vez mais. Os cientistas começaram a refletir mais sobre a forma, tamanhoe massa dos átomos, e também acerca dos mecanismos segundo os quais osátomos podiam unir-se entre si para formar compostos de dimensõesmacroscópicas. |
Modelo atômico de Rutherford.
Modelo atómico (português europeu) ou modelo atômico (português brasileiro) é o modelo que se usa para representar o átomo. Atualmente, é o modelo da mecânica quântica ou da mecânica ondulatória ou modelo orbital ou da nuvem eletrônica aceito para definir a estrutura atômica.
Antiguidade
Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores,