caracterização íons fe(iii) e cu(ii)
Departamento de Química
Disciplina: Fundamentos de Química Analítica
Caracterização dos Cátions Fe(III) e Cu(II)
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Química
Disciplina: Fundamentos de Química Analítica
Caracterização dos Cátions Fe(III) e Cu(II)
Guilherme Cavalcanti
Carlos Henrique
Pedro Jorge
Severina Lins
Introdução
A análise qualitativa de compostos estabelece a identidade química das espécies encontradas na amostra. (1). A partir do processo de análise qualitativa, pode-se dar a caracterização do analito de modo a classificá-lo em características próprias mediante a comprovação de determinada reação química, fundamentada em evidências concretas, já conhecidas dentro dos processos analíticos. A caracterização de cátions é feita através dos princípios de reatividade, objetivando sua reação com determinados reagentes e determinado o comportamento de tal cátion em determinada situação.
O ferro (Fe) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, de cor branco-pranteada, dúctil e maleável. Na natureza é encontrado na composição de sulfuretos e óxidos, podendo raramente ser encontrado em estado livre, sendo o metal mais abundante na natureza. (2).
O cobre (Cu) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, sendo o metal de melhor condutividade elétrica. Pode ser encontrado na natureza tanto no estado puro como em composição de minerais sulfurados e oxidados. O cobre entra em um processo lento de oxidação quando em contato com o ar, formando o óxido de cobre (Cu2O), de modo que a coloração forte avermelhada é a do óxido e não do metal em seu estado natural.
Objetivo
A prática tem por objetivo compreender a caracterização dos cátions Fe(III) e Cu(II) (obtidos na prática de obtenção de sais a partir de metais) em sua natureza reativa na presença de