CARACTERIZAÇÃO E USO DOS SOLOS DE MATO GROSSO DO SUL
LATOSSOLO
Os latossolos são solos caracterizados pela não diferenciação entre seus horizontes, ou seja, são camadas semelhantes, apresentando uma textura uniforme. É constituído por material mineral, com horizonte B latossólico logo abaixo de qualquer outro horizonte superficial, a não ser o hístico. Em avançado estágio de intemperização, em geral, são solos férteis, bem profundos e com boa infiltração. De modo geral, é um solo fértil e muito usado para plantio. Em nosso estado são encontrados os seguintes tipos de latossolos:
LATOSSOLO VERMELHO DISTRÓFICO
Solo de maior expressividade, chamado também de Vermelho-Escuro. Está localizado, principalmente na área da Bacia do Rio Paraná e parcialmente na Bacia do Paraguai. São solos com horizonte Bw e textura argilosa, que se caracterizam por estarem situados em relevo tipo planos a suave ondulado de região de chapada.
LATOSSOLO VERMELHO
Solos que são associados à presença de vegetação de cerrado bem como a presença razoável de ferro. São solos com perfis profundos e bastante permeáveis, encontra-se em áreas mais estáveis, mas ainda assim é necessário um manejo adequado para prevenir erosões. Conhecido como Latossolo Roxo, está localizado, principalmente, na área da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná e está concentrado na região da Grande Dourados, por isso, é comum encontrar grandes áreas de lavoura nesta região do estado.
LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO
Esta classe de solo encontra-se principalmente nas Zonas: Proteção da Planície Pantaneira e Alto Taquari. O horizonte A da maior parte dessa classe de solos pode ser descrito com espessura média de 10 cm, com tonalidade bruno - amarelado, textura média, estrutura granular pequena e fraca, consistência friável, ligeiramente pegajosa e plástica, com abundância de pequenos microporos e macroporos, raízes pequenas. A transição entre os horizontes A e AB mostra-se de forma clara e plana.