bacias hidrograficas do brasil
CRATO-CE
Julho de 2014
BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL
O Brasil é o país mais rico do mundo em água doce, contando com um grande número de Bacias Hidrográficas que drenam o território brasileiro. No entanto, as principais bacias são: Bacia Amazônica; Bacia Platina (que é subdividida em: Bacia do Paraná, Bacia do Paraguai, e, Bacia do Uruguai); Bacia do Tocantins-Araguaia; Bacia do São Francisco; Bacia do Nordeste; Bacia do Leste; Bacia do sudeste e sul.
BACIA AMAZÔNICA
Caracterização Geográfica
Localizada na Região Norte, é a maior bacia hidrográfica do mundo, com uma área, em torno, de seis milhões de km², o que representa cerca de 40% no território nacional. Tem como principais afluentes: o rio Negro, Solimões e Xingu.
Além do Brasil, a bacia se estende a mais seis países: Bolívia, Peru, Guiana Frances, Guiana, Colômbia e Venezuela. Seu principal curso é o Rio Amazonas, com 6.570 km de extensão. É posicionada paralelamente ao Equador, portanto recebe influência tanto do hemisfério Norte, como do Sul, o que ocasiona o máximo fluvial de um ao mesmo tempo da vazante do outro.
A vegetação predominante ao longo dessa bacia é a floresta, com matas de várzea, abrigando uma enorme variedade de espécies animais e vegetais. Existem também áreas de cerrado e campos.
Atividades dentro da bacia
A bacia amazônica é indispensável para o transporte dos moradores locais e de diversas commodities de exportação, como a soja. Exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela.
É possuidora de um enorme potencial para geração de energia elétrica, uma vez que muitos afluentes do rio Amazonas possuem características que se adéquam às condições básicas para a construção de usinas hidrelétricas.
O transporte hidroviário representa um dos principais meios de comunicação, isso porque outro tipo de transporte não é