Bacias hidrográficas do brasil
Bacias Hidrográficas Bacias hidrográficas, ou bacias de drenagem, são uma porção de terra banhada por um rio principal, ribeirões, riachos e córregos. Águas de chuva e lençóis subterrâneos são algumas formas dessas bacias serem alimentadas. Essas bacias são separadas pelo ponto mais alto do relevo, também chamado de divisor de água ou interflúvio. Portanto, o principal elemento para a delimitação de uma bacia hidrográfica é o relevo da região, porque a água segue o caminho de acordo com o desnível do terreno. Alguns fatores que influenciam nas características das bacias são a vegetação do local, as rochas, o clima, a ocupação humana e as atividades econômicas.
As bacias hidrográficas garantem água de boa qualidade para todos os seres vivos, por isso devem ser preservadas.
Bacias Hidrográficas do Brasil De acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), órgão responsável pelo uso racional da água no país, o Brasil abriga 12 bacias hidrográficas, com destaque para a Bacia Amazônica, que é a maior do mundo.
Bacia Amazônica É a maior do mundo, ocupa 7 milhões de quilômetros quadrados. Ela está dividida entre o Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela e Guiana. No Brasil ela se localiza nos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará (3,8 milhões de quilômetros quadrados no país). Seu principal rio é o Amazonas, que nasce no Peru com o nome de Vilcanota e no estado do Amazonas é chamado de Solimões. O Rio Amazonas percorre 7 milhões de quilômetros e possui 20 mil quilômetros de vias fluviais navegáveis, pois possui suave desnível. Entretanto, alguns afluentes do Rio Amazonas possuem desníveis maiores, e por isso são bons para a construção de hidrelétricas, mas essa ideia não é tão explorada. Alguns rios importantes de Bacia Amazônica são o Javari, Juruá, Tapajós, Purus, Madeira, Içá, Negro, Paru, Trombetas, Iriri, Jari e Xingu. Esses rios fornecem água para mais de 7,6 milhões