CARACTERIZAÇÃO SÓCIO ISTITUCIONAL
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Itaberaba
2011
jjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj
CARACTERIZAÇÃO SÓCIO-INSTITUCIONAL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como requisito de Avaliação para Disciplina de Estágio Supervisionado I.
Orientação pedagógica e supervisão acadêmica: Supervisora de Campo:
Itaberaba
2011
1- CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA
O Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS, é uma unidade pública estatal, responsável por organizar e oferecer serviços de proteção social básica do Sistema Único da Assistência Social -SUAS, nas áreas onde se encontram usuários vivendo em situação de vulnerabilidade e risco social. O CRAS tem por objetivo a prevenção de ocorrência de situações de vulnerabilidade social, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania. O CRAS é também conhecido como a porta de entrada da Assistência Social, por possibilitar o acesso de um grande numero de famílias à rede de proteção social de Assistência Social, é o local onde geralmente acontece o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais. Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.
Os CRAS são unidades locais que tem por atribuições a organização da rede socioassistencial e oferta de serviços da proteção social básica em determinado território, enquanto