Caracterização de gases
INTRODUÇÃO:
A atividade experimental possui como metas, objetivos, caracterizar os gases presentes em cada experimento, demonstrar o comportamento da água numa corrente elétrica e ainda, ampliar os conhecimentos sobre as propriedades dos gases.
Tratou-se desses assuntos, desenvolvendo práticas que melhorassem a visão para tais conhecimentos. Tendo como importância o estudo do comportamento e das maneiras como podem-se estabelecer relações presentes no dia a dia.
Segundo as literaturas, gás é um estado físico da matéria que não possui forma nem volume definidos. Propriedades essas, específicas dos gases. CONCEITOS FUNDAMENTAIS: Os gases são compostos moleculares, exceto os gases nobres, que são constituídos por átomos isolados.
A grande compressibilidade e a excessiva capacidade de expansão compreendem as fundamentais características físicas dos gases. Os gases não possuem volume fixo, e se misturam em qualquer proporção. [1]
As partículas que constitui um gás possuem alto grau de liberdade, por serem muito distanciadas umas das outras e não haver comunicação entre elas. Resultando assim em um movimento contínuo e desordenado das partículas, fazendo-as chocar incessantemente contra as paredes internas do recipiente que contém o gás. Sendo assim, as moléculas no estado gasoso estão ligadas por uma força de coesão muito fraca, por este fato elas se movimentam de maneira desordenada, e com velocidades variadas. Os gases não possuem volume, eles ocupam todo o recipiente que estão, e não possuem forma e nem volume próprio.
Uma das propriedades que caracterizam que ocorreu uma reação química, é o desprendimento de gás. Como por exemplo:
CaCO3 (s) + H2O (l) →Ca(OH)2 (aq.) + CO2 (g) ↓
Nessa reação, observa-se que o carbonato de cálcio reage com a água e forma o hidróxido de cálcio e libera gás carbônico. Outro exemplo bem simples é o desprendimento de CO2 pelas plantas e animais através da respiração. [2]