Caracterização de Fontes de Tensão
Resumo
Neste experimento, fontes de alimentação foram caracterizadas utilizando como base o Teorema de Thévenin. Para isso, uma resistência de década foi variada entre 1 até 1 kΩ, e os valores de tensão e correntes obtidos para cada variação de resistência foram medidos. Com os dados obtidos, foram construídos gráficos de tensão por corrente, bem como de potência por resistência. Foi calculada a resistência equivalente de Thévenin para um par de resistores, sendo um em série com o sistema (220 Ω) e outro em paralelo (100 Ω), sendo ela igual a (73 ± 1)Ω. A partir dos valores experimentais comparados com os valores esperados, foi verificado que o Teorema de Thévenin é válido para o sistema montado.
Objetivos
Caracterizar uma fonte de tensão formada por um divisor de tensão (circuito de Thévenin), que consiste de dois resistores alimentados por uma única fonte eletrônica de tensão.
Metodologia, Resultados e Análise de Dados – Metodologia
Materiais Utilizados: Resistências de 220 ± 22 Ω e 100 ±5Ω Resistencia de década Fonte de Tensão Protoboard Fios condutores Miliamperímetro Voltímetro
Procedimento:
Um divisor de tensão similar ao mostrado na figura 1 foi montado, utilizando como resistência R1 uma resistência de valor nominal de 220Ω e a R2 de 100 Ω. Seus valores reais (X e Y, respectivamente) foram medidos, bem como seus desvios (dX e dY, respectivamente). A fonte de tensão então foi regulada, a fim de obter E = 3 V. Verificou-se que a saída do divisor de tensão estava com tensão de X V.
O divisor de tensão foi então conectado a uma resistência de década e, dois multímetros, um com função de voltímetro e outro de amperímetro foram também conectados com o sistema, como mostrado na figura 1.
A resistência de década então foi sendo variada, de forma a coletar 20 pontos, medindo a tensão e a corrente. Os pontos foram coletados da seguinte forma: 7 medidas foram coletadas aleatoriamente próximas